Por que o Rio Sena pode ser perigoso de se nadar?

Em paris, as autoridades sanitárias francesas liberaram o rio para as provas de triatlo masculino e feminino dos Jogos Olímpicos na noite desta terça-feira (30). As provas acontecerão nesta quarta-feira (31)

Rio Sena pode ser perigoso de se nadar; entenda
O Rio Sena poderá receber as provas de triatlo masculino e feminino – Reprodução WikiMedia Commons (Leandro Neumann Ciuffo)

O Rio Sena poderá receber as provas de triatlo masculino e feminino dos Jogos Olímpicos. A decisão das autoridades sanitárias francesas saiu na noite desta terça-feira (30). Anteriormente, a prova seria na manhã da terça, porém as águas estavam em um nível abaixo do recomendado de qualidade, o que cancelou os treinos de natação no domingo (28) e na segunda-feira (29).

Foi estimado o público de 15 milhões de pessoas na região de Paris durante a Olimpíada e os Jogos Paralímpicos, que acabam dia 8 de setembro. Entretanto, por conta dessa alta densidade populacional, a proliferação de doenças também aumenta. Esse é o caso da leptospirose, contraída pela urina dos ratos. De acordo com Pierre Tattevin, presidente da Sociedade Francesa de Infectologia, seria um risco nadar no Rio Sena porque os roedores estão por todos os lugares em Paris.

A Leptospirose

“As autoridades forçaram para poder organizar as competições aquáticas no Rio Sena”, alertou o infectologista francês. Por conta dos ratos, a contaminação pela doença no rio não foi descartada, mesmo que o número de coliformes fecais no Sena esteja dentro das normas.“O rato é quem carrega a bactéria da leptospirose. O rio pode até ter sido bem higienizado, mas isso não bloqueia a transmissão, que é totalmente possível”.

A bactéria que provoca a doença, a Leptospira, aparece na urina dos ratos e pode contaminar terra, alimentos e água. Depois do contágio, os sintomas são semelhantes aos de uma gripe forte, como febre alta, dores pelo corpo e mal-estar. De acordo com o G1, o especialista ainda reiterou que a manifestação da doença poderá demorar entre três dias e três semanas.

“Quem tiver sintomas depois de nadar no Rio Sena alguns dias depois deve lembrar de se testar”, explicou. “Eles vão depender da quantidade de água ingerida durante o mergulho”, afirmou e citou o Rio Sena. De acordo com dados da Santé Publique France, agência sanitária francesa, houve, em média, o diagnóstico de 600 casos de leptospirose no país, em 2022.

Entretanto, esse número pode ser 10 vezes maior, revelou o especialista. “A leptospirose é sensível a praticamente todos os antibióticos. A pessoa pode ter febre, tomar Amoxicilina, ficar boa, e na realidade ter pego a leptospirose sem saber”. Além disso, se a pessoa não fizer o tratamento, a doença poderá provocar uma insuficiência renal grave e causar a morte.

Veja o momento em que Anne Hidalgo, prefeita de Paris, nada no Rio Sena para comprovar a qualidade da água: