A depressão sazonal, também chamada de transtorno afetivo sazonal (TAS), é um tipo de depressão que acontece em determinados momentos do ano, como no inverno e no outono. Ela se diferencia da depressão comum por conta de sua sazonalidade.
“A depressão sazonal é um tipo de depressão em que a pessoa experimenta mudanças de humor principalmente durante o outono e inverno, manifestando-se com diminuição do ânimo, alterações no apetite e sono, tristeza e perda de interesse por atividades que geralmente gosta. Ao contrário da depressão tradicional, que persiste ao longo do ano, a depressão sazonal tem seus sintomas vinculados a períodos específicos”, revelou Elvio Machado Meireles, psicólogo do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE).
De acordo com a CNN, a causa exata da doença ainda é investigada. Entretanto, os especialistas acreditam que o fator crucial seria a diminuição da luz solar durante as épocas mais frias. Essa diminuição da exposição à luz solar causa a queda da produção de serotonina e melatonina, neurotransmissores reguladores do humor e do sono.
Sintomas
Os sintomas da doença poderão variar em intensidade e se parecem com os da depressão comum.
- Dificuldade de atenção ou concentração;
- Tristeza e desânimo;
- Mudanças no apetite e peso;
- Agitação ou lentidão;
- Isolamento social;
- Ansiedade;
- Falta de energia;
- Insônia ou sonolência excessiva.
Um psiquiatra ou um psicólogo poderá realizar o diagnóstico com base em histórico médico e avaliação clínica. “Os quadros depressivos precisam do cuidado de profissionais de psicologia e psiquiatria, além do respaldo e avaliação de uma equipe multiprofissional para analisar a necessidade de medicamentos e estabelecer atividades e uma alimentação adequada”, afirmou Helena Camarinha, psicóloga do Hospital Badim (RJ).
Prevenção
- Alimentação saudável;
- Atividade física regular;
- Relaxamento;
- Exposição à luz solar, principalmente durante a manhã;
- Rotina regular de sono;
- Contato social regulado.
Além disso, para tratar a doença, a terapia poderá ser combinada com medicamentos antidepressivos, em casos considerados mais graves. A utilização da fototerapia, que é o tratamento com luz artificial para simular a luz solar, também poderá ser um opção.
“É possível prevenir a depressão sazonal adotando estratégias como exposição regular à luz do dia, manutenção de atividades físicas, e buscando suporte psicológico e profissionais da saúde para ajudar na adaptação às mudanças sazonais”, defende Meireles.