Alimentação: dieta vegana pode ajudar a rejuvenescer?

O resultado da pesquisa mostrou aos pesquisadores que a idade biológica do grupo vegano teve suas estimativas diminuídas. Entretanto, o grupo onívoro não teve essa diminuição

Alimentação: Dieta vegana pode te rejuvenescer biologicamente
O estudo foi realizado com 21 pares de gêmeos idênticos – Reprodução Freepik (@jcomp)

Um estudo sobre alimentação mostrou que adquirir uma dieta vegana, ou seja, sem consumir alimentos de origem animal, poderá reduzir as estimativas de idade biológica. Até mesmo se for feita em um curto período de oito semanas. A pesquisa apareceu no BMC Medicine neste domingo (28).

No caso, a idade biológica representa o envelhecimento epigenético e do organismo. Além disso, ele pode não equivaler à idade da pessoa. Agora, os pesquisadores também entenderam que a dieta vegana poderá reduzir a idade do coração, o sistema inflamatório, hepático e metabólico dos participantes em comparação com a dieta onívora. Esta que tem alimentos de origem animal e vegetal.

De acordo com a CNN, os pesquisadores analisaram os níveis de metilação do DNA, uma modificação química do DNA que muda a expressão gênica. Anteriormente, outras pesquisas já tinham ligado o aumento da metilação do DNA com o envelhecimento.

Já neste estudo, realizaram um pequeno ensaio clínico randomizado com 21 pares de gêmeos idênticos adultos. Um dos irmãos de cada par seguiu uma dieta onívora, enquanto o outro seguiu uma dieta vegana. Ambos pelo mesmo período, 8 semanas. Depois disso, os pesquisadores analisaram os impactos das dietas nos níveis de metilação do DNA nas amostras de sangue.

O resultado mostrou aos pesquisadores que a idade biológica dos participantes que seguiram a dieta vegana teve suas estimativas diminuídas. Enquanto isso, os que seguiram a dieta onívora não tiveram a diminuição. Além disso, o grupo vegano perdeu, em média, dois quilos a mais do que o grupo onívoro.

De acordo com os autores, essa variação no peso também poderá ser um contribuinte na idade epigenética entre os grupos. Eles ainda afirmaram que outras pesquisas serão necessárias para investigar a relação da alimentação no envelhecimento.