Unhas de gel e de acrílico se tornaram moda entre as famosas, como Rihanna e Ariana Grande. Entretanto, os produtos usados em suas composições poderão ser prejudiciais à saúde e arruinar as unhas naturais saudáveis.
Isso porque a cola fixante do acrílico é uma mistura de álcool, cianoacrilato (espécie de Super Bonder) e metacrilato fotoligado com outros ingredientes, como o formaldeído, que ficou conhecido como um agente cancerígeno. Além disso, os adesivos, possuidores de produtos químicos, também poderão ocasionar irritação e dermatite.
Problemas de saúde
No caso, outras situações também poderão acontecer. Queimaduras por conta da cola usada na aplicação se tornaram comuns. Outro problema comumente relatado foi que o uso prolongado das unhas de gel ou acrílico causou unhas pseudo-psoriáticas. A condição causa uma pele extra (chamada hiperqueratose) em cima da unha. Ela é semelhante à lesão crostosa da psoríase.
De acordo com o G1, muitos fatores aumentam o risco de câncer, como idade, histórico familiar e tipo de pele. Entretanto, alguns casos mostraram que a exposição da lâmpada UV (usada para unhas) foi uma das causas para o câncer de pele. No caso, as unhas secam em aparelhos especiais que utilizam a luz ultravioleta, em formato UVA, para endurecer o gel.
Além disso, quando as unhas precisam ser removidas, elas descascam ou raspam fragmentos da placa ungueal (parte dura da unha). Segundo Adam Taylor, professor e diretor do Centro de Aprendizagem sobre Anatomia Clínica na Lancaster University, mesmo que essa retirada se mostre cuidadosa, ela ainda poderá danificar as camadas de queratina. Isso enfraquecerá a unha e a tornará quebradiça.
O estudioso ainda ressaltou a dica de priorizar cuidar das unhas naturais e abdicar do uso deste tipo de unha de gel e acrílico. Desta forma, será mais fácil de notar alguma mudança problemática na parte do corpo e irá prevenir problemas de saúde futuros.