Rejeitado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL-DF), o vereador Lucas Sanches (PL) teve sua candidatura a prefeito de Guarulhos confirmada no último sábado (20), em convenção do partido. O presidente nacional da legenda, Valdemar Costa Neto, participou do ato.
O ex-presidente esteve na cidade e, em evento da pré-candidatura, declarou apoio ao Jorge Wilson, que é do Republicanos. Lucas é do mesmo partido de Bolsonaro. Em Guarulhos, Bolsonaro e o presidente do PL, Valdemar Costa Neto, estarão em palanques diferentes.
O que deixou Bolsonaro irritado com Lucas Sanches foi sua posição de “isentão”, em uma entrevista que concedeu em 2022 a um canal no YouTube. Lucas não declarou apoio ao ex-presidente.
Em um áudio que viralizou nas redes sociais, Jair Bolsonaro deixou claro que entendeu a posição de Lucas Sanches na eleição presidencial de 2022. “O garoto aí, o Lucas Sanches, ele é novo ainda, um garoto ainda. Ele teve, nas eleições de 2022, isentão. É direito dele, mas daí, não queira obrigar alguém a apoiá-lo, tá”, disse.
Em outro trecho, Bolsonaro ainda fala da posição de Sanches em 2022. “Eu fico honrado por um lado, por ele estar usando; é sinal que eu tenho prestígio, mas eu dou apoio aí ao Xerife, e ponto final”, afirmou.
O outro lado
De acordo com a reportagem do jornalista Jair Viana ao Diário de São Paulo, a assessoria de Lucas Sanches (PL) desmentiu a informação de que ele teria votado em Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022, esclarecendo que ele sempre apoiou Jair Bolsonaro e liderou movimentos de direita na cidade.
“Diferentemente do publicado no jornal Diário de S. Paulo, na edição impressa de 19/7/2024, no caderno Dia a Dia, na reportagem “Com apoio de Tarcísio e Bolsonaro, Xerife lidera isolado em Guarulhos”, a pré-campanha de Lucas Sanches (PL) à Prefeitura de Guarulhos-SP esclarece que:
É falsa a informação de que Lucas Sanches (PL) “tenha deixado claro, num programa de TV, que votou em Lula (Luiz Inácio Lula da Silva) no segundo turno das eleições presidenciais de 2022”.
Em nenhum momento, em toda a sua trajetória política, Sanches votou no PT. Ao contrário do que informa a reportagem, no pleito eleitoral de 2022, o político liderou movimentos pró Jair Bolsonaro, presidente de honra de seu partido, e foi um dos precursores da Direita na cidade. Na época, organizou comícios, passeatas, motociatas e demais manifestações políticas em favor da reeleição do então presidente da República e contra o PT e a Esquerda.
A fim de restabelecer a verdade, a pré-campanha a prefeito de Lucas Sanches solicita publicação da informação correta, uma vez que a reportagem veiculada em questão não condiz com a realidade.”
NOTA DA REDAÇÃO : O Diário mantém as informações publicadas.
Matéria de Jair Viana.