Nesta quarta-feira (24), um avião despencou e pegou fogo após decolar do aeroporto de Katmandu, no Nepal. 18 pessoas morreram, mas o comandante recebeu o resgate com vida. No entanto, seu estado de saúde não foi informado.
De acordo com o G1, todos os ocupantes eram funcionários da companhia aérea. A aeronave com dois tripulantes e 17 técnicos ia para a cidade Pokhara, no intuito de reparar outro avião. 18 tripulantes eram nepaleses e um era iemenita.
“Apenas o comandante foi resgatado com vida e está recebendo tratamento em um hospital”, afirmou Tej Bahadur Poudyal, porta-voz do Aeroporto Internacional de Tribhuvan, em Katmandu. A aeronave era um Bombardier CRJ-200, capaz de carregar 50 pessoas. Ela pertencia à Saurya Airlines.
As imagens mostraram a tentativa dos bombeiros de apagar o incêndio enquanto uma espessa fumaça preta tomava conta do local. Outro vídeo registrou o avião um pouco acima da pista antes de cair.
“O avião estava programado para passar por manutenção por um mês a partir de quinta-feira. Não está claro por que ele caiu”, explicou Mukesh Khanal, um executivo da Saurya Airlines. Por enquanto, o aeroporto da capital do Nepal ficará fechado.
Anteriormente, o Nepal também vivenciou tragédias com aeronaves. Em 1992, um Airbus da Pakistan International Airlines colidiu com uma encosta e matou 167 pessoas. Em 2023, 72 faleceram em um acidente provocado pelo corte de energia por engano dos pilotos, da companhia aérea Yeti.
Veja o vídeo da queda:
🚨URGENTE
🇳🇵Morreram dezoito pessoas na queda de um avião durante a decolagem em Katmandu.
Apenas o piloto sobreviveu, informou a polícia da capital do Nepal à AFP.
O avião da Saurya Airlines levava dois tripulantes e 17 funcionários da empresa, disse o porta-voz Dan Bahadur… pic.twitter.com/afl64aVLB3— @Jopelim (@PrJosiasPereir3) July 24, 2024