Pix Automático: Novo recurso do Banco Central para 2025

Com o lançamento do Pix Automático, o Banco Central busca modernizar e simplificar os pagamentos recorrentes no Brasil, beneficiando tanto empresas quanto consumidores.

Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil
O Banco Central (BC) anunciou que o Pix Automático estará disponível para a população em 16 de junho de 2025. A nova data foi divulgada na Resolução BCB N° 402, publicada no site da instituição. Essa modalidade visa facilitar cobranças recorrentes, aumentando a eficiência desses pagamentos.

Vantagens do Pix Automático

O Pix Automático permitirá que empresas de diversos setores, como concessionárias de serviços públicos, escolas, academias, condomínios e serviços de streaming, utilizem essa forma de recebimento. Assim, espera-se uma redução nos custos de cobrança e na inadimplência, uma vez que os pagamentos serão programados diretamente na conta do cliente.

Funcionamento para Empresas

Para utilizar o Pix Automático, os prestadores de serviços deverão informar os detalhes da cobrança ao solicitar a autorização. Isso pode ser feito através da leitura de um QR Code. Caso haja saldo insuficiente, novas tentativas de cobrança poderão ser realizadas.

Benefícios para o Pagador

A nova modalidade será gratuita para os pagadores. O usuário precisará dar uma autorização prévia e específica para o pagamento recorrente, sem a necessidade de autenticação em cada transação. A autorização pode ser feita pelo dispositivo de acesso ao Pix e pode ser cancelada a qualquer momento pelo pagador.