Tomar determinadas atitudes na meia-idade pode ter impacto significativo no futuro. Uma dessas atitudes é a alimentação. Um estudo conduzido pela Universidade de Harvard, revelou que adotar uma dieta saudável a partir dos 40 anos pode influenciar significativamente o processo de envelhecimento.
O Estudo
Os pesquisadores analisaram dados de 106 mil pessoas com cerca de 39 anos, a partir de 1986. Ainda assim, o estudo foi realizado por meio de questionários respondidos a cada quatro anos pelos participantes, que inicialmente não apresentavam doenças crônicas. Para comparar, a equipe de especialistas definiu certos padrões alimentares considerados saudáveis.
Segundo o portal Terra, com o passar dos anos, para chegar aos resultados, os pesquisadores compararam os participantes que viveram mais tempo com aqueles que não viveram tanto. Aqueles que seguiram uma alimentação mais adequada tiveram de 43% a 48% mais chances de envelhecer bem.
Além disso, o estudo científico revelou que o envelhecimento saudável não se resume apenas à ausência de doenças, mas também à capacidade de viver de forma independente e manter uma boa qualidade de vida até o fim.
Em suma, Anne-Julie Tessier, pesquisadora de Harvard School afirmou que “As pessoas que seguiam padrões alimentares saudáveis na meia-idade, especialmente aqueles ricos em frutas, vegetais, grãos integrais e gorduras saudáveis, tinham muito mais probabilidade de envelhecer de forma saudável, sugerindo que o que você come na meia-idade pode desempenhar um papel importante na forma como você envelhece”.