Receita alerta para novo golpe do Imposto de Renda; veja como se proteger

A mensagem ainda teria o link de um site imitador do Governo Federal e induziria os usuários a enviarem PIX para agilizar o pagamento. No entanto, tudo faria parte de um golpe

Imposto de Renda: Golpistas mandam mensagens falsas sobre restituição; saiba se proteger
O site da Receita Federal ou o e-CAC são os dois canais oficiais – Reprodução Freepik (@freepik)
Um golpe que envolveria mensagens fraudulentas sobre o Imposto de Renda apareceu. A fraude tentaria induzir as vítimas a enviarem um PIX para que agilizasse um suposto pagamento.
O golpe começaria com um SMS de alerta falso sobre o valor da restituição. Ele estaria para vencer e, por isso, o contribuinte teria que clicar em um link para receber o pagamento. No entanto, a Receita Federal, órgão responsável pelo Imposto de Renda, já afirmou que não enviaria link ou solicitaria dados em mensagem pela internet.
Por isso, se uma mensagem com um link falso aparecer, não clique. Além disso, vale ressaltar que, se você tiver valores a receber, ele será depositado automaticamente na conta que você informou na declaração. Não será necessário solicitar transferência.

Como é o golpe?

A mensagem indicaria que foi enviada pelo GOVBR, site oficial para serviços públicos do governo. No entanto, o link falso te enviaria para um site imitador parecido com o original e levaria a vítima a inserir CPF e senha do gov.br.
Após isso, o site falso pediria para confirmar dados como a data do nascimento e o nome da mãe. Depois, você seria orientado a informar uma chave PIX em que seria destinado o valor  da restituição. Porém, para confirmar o processo, seria necessário pagar uma taxa para o Banco Central.
De acordo como o G1, a chave informada não teria relação com o Banco Central. Na verdade seria o CNPJ de uma microempresa registrada na última sexta-feira (12), em São Paulo.

Meios de proteção

No caso, só clicar no link não traria riscos de vírus para o celular, pois o objetivo central seria levar a pessoa a pagar a transferência. Além disso, existem meios de saber se a mensagem seria falsa. Confira abaixo:
  • Mensagens (e-mail e SMS) com links, solicitações de dados ou de correções nas declarações – a Receita Federal não colocou esses itens em suas comunicações pela internet
  • Se o link não tiver o final “.gov.br”, que foi instituído por sites de órgãos públicos
  • Se não aparecer mais informações sobre o número que enviou o e-mail ou SMS
  • Caso haja um senso de urgência – golpistas usam a desculpa que o prazo irá acabar logo
  • Se o texto não tiver o padrão de mensagens oficiais e possuir a acentuação e pontuação erradas.
Segundo a Receita Federal, o recomendado seria não abrir anexos, pois poderiam ser programas para causar danos ao aparelho ou para coletar informações. Para resolver dúvidas ou saber mais sobre o Imposto de Renda, o site do órgão ou o e-CAC seriam os dois canais oficiais.