A pipoca, além de ter se tornado popular, também poderá oferecer muitos benefícios para a saúde se for consumida de maneira adequada. Ela se mostrou rica em antioxidantes, fibras e com poucas calorias.
De acordo com a nutricionista Lorrane Pienaro, do Conselho Regional de Nutricionistas da 1ª Região, o alimento teria muitos benefícios.
“Pode comer todos os dias mas não existe uma recomendação específica de quantidade. Depende do milho, de como é feita essa, da necessidade nutricional do indivíduo e o objetivo. No entanto, uma colher de sopa de óleo de milho é capaz de satisfazer a necessidade diária de ácidos graxos essenciais”, ressaltou. O alimento também seria um aliado na perda de peso.
No entanto, como todo alimento, se consumido em excesso, a pipoca poderá fazer mal. Ela também destacou a importância de evitar excesso de sal, temperos prontos e gorduras.
“A pipoca é um alimento que causa saciedade por sua quantidade de fibras e pela mastigação. No entanto, ressalta-se a necessidade de consumir o grão (in natura ou pipocado) integral, já que a maior parte dos compostos se encontra em seu pericarpo (parte mais externa do grão)”, explicou Pienaro. Saiba abaixo os benefícios da pipoca:
Irá reduzir o risco de doenças
Segundo o jornal Metrópoles, os compostos bioativos seriam capazes, potencialmente, de reduzir o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas não transmissíveis, como obesidade, câncer e doenças cardiovasculares.
Ajudará no funcionamento intestinal
O alimento rico em fibras ajudaria no funcionamento intestinal. Além disso, ele teria vitaminas do complexo B, que traria uma sensação de relaxamento.
Ajuda no combate à radicais livres
No milho, existiriam os compostos fenólicos como ácidos fenólicos, antocianinas e flavonoides. Eles ajudam no processo anti-inflamatório. Enquanto isso, os antioxidantes da pipoca ajudariam no combate aos radicais livres no corpo.