Nesta sexta-feira (5), a Terra atingiu o ponto de maior distância do Sol. Este fenômeno tem o nome de afélio. O planeta estará a uma distância estimada de 152,6 milhões da estrela.
De acordo com a CNN, igual a todos os planetas do sistema solar, a Terra também sempre fez o trajeto em torno do sol. No entanto, esse caminho não foi considerado como um círculo perfeito, mas sim um caminho oval. Desta forma, ao longo do ano, ficaremos mais longe ou próximos do Sol.
A Terra ficou mais próxima do Sol – o periélio – durante o mês de janeiro. Já a distância máxima será atingida em julho. Porém, a diferença não será tanta. Isso porque, se comparada aos outros planetas, a Terra tem uma órbita quase circular.
A distância do Sol influencia o clima da Terra?
Mesmo que acontecerá no nosso inverno no Hemisfério Sul, o afélio não tem a ver com as quedas de temperatura neste período. Na verdade, o que fez a diferença nas estações e na temperatura foi a inclinação do eixo da Terra em cerca de 23,5º.
Além disso, o inverno no Sul (e o verão no Norte) acontecia por conta do Polo Norte da Terra estaria inclinado em direção ao Sol. Dessa forma, os raios solares iriam incidir mais no Hemisfério Norte do planeta e menos no Hemisfério Sul. Já no verão, ocorreria o inverso, pois o Polo Sul ficaria mais perto do Sol e os raios solares iriam incidir diretamente no Hemisfério Sul.