Feriado de 4 de julho nos EUA: 5 curiosidades sobre a comemoração

Nesta quinta-feira, os americanos celebram o Dia da Independência, sempre comemorado em 4 de julho

Feriado de 4 de julho nos EUA: curiosidades para entender
A Declaração de Independência foi adotada pelo Congresso Continental – Foto: Pexels

Nesta quinta-feira é comemorado o feriado de 4 de julho nos Estados Unidos. Este dia é muito mais do que fogos de artifício e churrascos. Celebrado como o Dia da Independência, marca a assinatura da Declaração de Independência em 1776. Desde então, tornou-se um símbolo de patriotismo e liberdade para os americanos.

Se você cresceu em outro lugar e já achou os costumes americanos um pouco estranhos, aqui está o que você precisa saber sobre este feriado importante:

Qual o significado do dia 4 de julho?

Em 4 de julho de 1776, o Congresso Continental adotou a Declaração de Independência, dois dias após uma votação que confirmou a separação do Reino Unido. Thomas Jefferson redigiu o documento; ele mais tarde se tornou presidente e faleceu no próprio dia 4. A Declaração é considerada o documento de nascimento dos Estados Unidos, proclamando sua separação do domínio britânico.

Embora os Pais Fundadores tenham assinado o documento no século XVIII, o Dia da Independência não se tornou oficialmente um feriado até 1870, e somente em 1941 os funcionários federais passaram a ter folga remunerada neste dia.

Por que a frase “terra dos livres, lar dos bravos”?

Esta frase vem do hino nacional, “The Star-Spangled Banner”. A letra da música narra os eventos do bombardeio de Fort McHenry em 1814. Entretanto, só em 1931 oficialmente designaram-na como hino nacional.

Mas e o cachorro quente?

Os cachorros-quentes se tornaram extremamente populares nos Estados Unidos no final do século XIX. Atualmente, são um item básico em qualquer churrasco do 4 de julho. Conforme explica a CNN, no último feriado, os americanos consumiram pelo menos 150 milhões de cachorros-quentes.

Explosão e diversão no feriado 4 de julho

Imigrantes italianos trouxeram os fogos de artifício para os Estados Unidos no final do século XIX, e eles se tornaram uma tradição importante no feriado. A história dos fogos de artifício na América remonta a 1777, quando uma celebração em Filadélfia incluiu 13 fogos de artifício em homenagem às 13 colônias.

Sou turista, como posso participar?

Existem diversas maneiras de começar o feriado, seja com um desfile tradicional ou uma celebração mais peculiar. Muitas comunidades organizam pequenos desfiles com a participação de bombeiros e escolas locais. Além disso, muitas cidades realizam shows de fogos de artifício no centro; é só seguir a fila de carros indo naquela direção.