O mês de julho começou com uma frente fria que trouxe temperaturas mais baixas e chuvas. Isso se deu por conta da passagem da forte massa de ar frio pelo centro-sul do país. No entanto, a previsão de julho mostrou um clima seco, com pouca ou nenhuma chuva no país.
A previsão será de um mês com temperaturas médias acima das normais em todo o Brasil. No entanto, as áreas que mais serão afetadas pelo calor serão:
- Centro-oeste e o norte do estado de São Paulo;
- Noroeste do Paraná;
- Extremo sul de Goiás;
- Triângulo mineiro;
- Centro-sul e oeste de Mato Grosso;
- Extremo sul do estado de Rondônia;
- Estado de Mato Grosso do Sul.
Mas, será preciso entender que as tardes de inverno, ainda mais no mês de junho, serão mais quentes em Rondônia e no centro-oeste do país. Será comum ver temperaturas entre 30ºC e 33ºC em áreas como Goiás e Mato Grosso do Sul.
No Brasil, tradicionalmente terá pouca ou nenhuma chuva no mês de julho. Além disso, a maioria das áreas Sudeste, Centro-Oeste, o interior do Nordeste e estados como, Acre, Tocantins e Rondônia fiquem sem chuva durante o mês.
As raras chuvas seriam associadas às passagens de grandes frentes frias pelo país. No entanto, muitas vezes essas frentes frias só provocam a nebulosidade e uma potencial queda de temperatura no interior do país.
No caso, a maior quantidade de chuva do mês de julho cairia na Região Sul, no extremo norte do país e na costa leste do Nordeste. De acordo com a Climatempo, poderá chover menos que o normal. Isso mostraria que muitas regiões do Nordeste, Norte, Centro-Oeste e Sudeste poderão passar o mês sem chuva.