Nesta sexta-feira (21), acontecerá um fenômeno lunar raro chamado “grande paralisação lunar”. O lunístico, como também ficou conhecido, ocorreria somente uma vez a cada duas décadas.
De acordo com o G1, a Lua se deslocará mais alto no céu e dará a impressão de estar parada para as pessoas da Terra. Isso aconteceria por conta das inclinações da Lua e da Terra, no momento que chegassem ao máximo. Por isso, a Lua nasceria no ponto mais a nordeste do horizonte e se iria se pôr mais a noroeste. Dessa forma, o astro permaneceria mais tempo no céu.
Além disso, por ser Lua Cheia, a observação do lunístico ficará melhor. O evento acontecerá nesta sexta-feira (21), e só depois de 18 anos e seis meses que ocorrerá novamente. No entanto, no Brasil não será possível ver o fenômeno, mas haverá uma transmissão ao vivo direto do Stonehenge – o famoso monumento de pedras do Reino Unido.
Isso porque o monumento sempre teve uma conexão entre sua arquitetura e os astros. De acordo com a English Heritage, empresa que cuidou do monumento, teoricamente, a construção havia sido influenciada pela grande paralisação lunar, pois alguns dos eixos se alinhariam quando ocorria o lunístico.
Para acompanhar o evento lunar, veja a transmissão que acontecerá às 17h30, no horário de Brasilia, no canal oficial da English Heritage.