Na península de Westerplatte em Gdańsk, na Polônia, soldados encontraram mais de 4.700 objetos datados da Segunda Guerra Mundial. A missão, que esteve sob supervisão de arqueólogos, começou em 2016 e já identificou 3.800 artefatos históricos do século 18 até o pós-guerra.
A península, localizada perto do rio Dead Vistula, na costa do Mar Báltico, foi o campo de conflito da Batalha de Westerplatte, em 1939, quando a Alemanha tentou invadir a Polônia. Entretanto, a tropa polonesa resistiu por sete dias e impediu os 13 ataques do exército alemão.
De acordo com a revista Galileu, o Museu da Segunda Guerra Mundial em Gdańsk foi a responsável por escavar a área de Westerplatte, além de trabalhar com membros do 43º Batalhão de Solapadores Navais e com a supervisão de arqueólogos, que também realizaram a documentação dos materiais achados.
Essa exploração começou em 2016 e teve seu término em março deste ano. A missão procurou em uma área de, aproximadamente, 13,5 hectares e descobriu mais de 4.700 objetos perigosos. Segundo o chefe do Departamento Arqueológico do Museu da Segunda Guerra em Gdańsk, Filip Kuczma, três aeronaves bomba apareceram. Uma delas estava 30 cm abaixo da superfície e pesava 500kg.
Além disso, outras buscas por monumentos revelaram 3.800 objetos conectados à história de Westerplatte, desde o século 18 até o pós-guerra. Balas de canhão, restos de uniformes e armas, pratos, moedas e outros objetos foram encontrados.
Confira as fotos no site oficial do museu.