Com direção de Naji Sidki, o filme “Terra de Ciganos” está presente na competição nacional do Festival Internacional de Documentário Musical.
“Terra de Ciganos”, de Naji Sidki, produzido pela Veríssimo Produções, foi selecionado para a competição nacional do 16° Festival Internacional do Documentário Musical, que acontecerá de 12 a 23 de junho em São Paulo. O filme acompanha, com um olhar especial, a busca pela preservação das tradições ciganas em meio à integração à sociedade brasileira. Considerado um road movie musical cigano, o documentário acompanha famílias de músicos ciganos, suas artes, adversidades e tradições.
O diretor Naji Sidki conta que o In-Edit é uma ótima janela para a obra: “Estrear ‘Terra de Ciganos’ na Mostra Competitiva do In-Edit é ver o filme encontrar seu lugar. Sua primeira exibição será em um festival internacional de documentários musicais, um espaço cujo principal diálogo é universal – a música – e isso é muito gratificante”.
O filme retrata o povo cigano em uma viagem pelas diversas paisagens deste país gigante, buscando os poucos remanescentes da comunidade que ainda moram em barracas, que mantêm sua língua e modo de vida tradicionais. Através de músicos ciganos, o longa faz uma viagem por essa cultura enigmática e resiliente.
“A compreensão da arte envolve, além do concreto – letra e sua tradução – a abstração dos sentimentos e, incluído na programação do In-Edit, o povo brasileiro de etnia cigana encontra lugar onde hastear sua bandeira e se apresentar”, explica Naji.
Sessões de TERRA DE CIGANOS:
- Domingo, 16 de junho de 2024 | 18:00 – CINESESC – preço dos ingressos R$ 10,00 cada
R. Augusta, 2075 – Cerqueira César, São Paulo – SP, 01413-000 - Terça-feira, 18 de junho de 2024 | 18:00 – Spcine Olido – gratuito
Av. São João, 473 – Centro Histórico de São Paulo, São Paulo – SP, 01036-000 - Domingo, 23 de junho de 2024 | 16:00 – CINEMATECA BRASILEIRA – gratuito
Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo – SP, 04021-070
Sinopse:
O Brasil é o lar da terceira maior população cigana do mundo, com aproximadamente 800 mil membros. O diretor Naji Sidki explora a vida de várias comunidades ciganas pelo país, mostrando como preservam suas tradições enquanto se integram à sociedade brasileira, com um olhar especial para os desdobramentos na música.