Na noite desta quinta-feira (13), faleceu aos 68 anos o cantor e multi-instrumentista Marco Antônio Gonçalves dos Santos. Ele era conhecido como Skowa, integrante do Trio Mocotó, um dos grupos pioneiros do samba rock – estilo musical que combina elementos de samba e rock.
Skowa, nascido em São Paulo, residia em Botucatu (SP). De acordo com o G1, o cantor estava internado na UTI do Hospital das Clínicas desde 30 de maio, após sofrer uma parada cardiorrespiratória. De acordo com o HC, ele faleceu por volta das 20h40 desta quinta-feira.
Trajetória de Skowa
O músico Skowa começou sua carreira na década de 1970, influenciado por sua madrinha pianista. Foi um dos fundadores do Clube do Choro de São Paulo e tocou com artistas como Itamar Assumpção e Jorge Ben Jor. Entre 1987 e 1991, liderou o grupo “Skowa e a Máfia”, destacando-se na Black Music brasileira.
Em 2003, Skowa se juntou a Nereu Gargalo e João Parahyba no Trio Mocotó, substituindo o percussionista Fritz Escovão, que havia saído do grupo em 2002. Nas redes sociais, o grupo pediu orações e boas energias enquanto Skowa estava internado. Ele ganhou o apelido “Skowa”, pronunciado “escova”, na escola devido ao seu cabelo Black Power. Skowa deixa um filho.
Trio Mocotó
O Trio Mocotó foi formado em São Paulo em 1968, originalmente composto por Fritz Escovão (guitarra e voz), João Parahyba (baixo e voz) e Nereu Gargalo (bateria). Em 1969, o grupo acompanhou Jorge Ben nos álbuns “Fôrça Bruta,” “Negro É Lindo,” e “A Tábua de Esmeralda.” Já em 1983, o grupo se desfez, mas em 2003 se reuniu com a entrada de Skowa, apresentando covers de sucessos autorais pelo Brasil.
Ver essa foto no Instagram