X: ex-Twitter vai começar a ocultar as curtidas dos usuários

Plataforma de Elon Musk diz que objetivo é oferecer maior privacidade para que internautas sintam-se mais à vontade

X: ex-Twitter vai ocultar as curtidas dos usuários; entenda
A previsão da mudança já existia desde o final de maio – Reprodução X (@elonmusk)

Nesta terça-feira (11), entrou em vigor a mudança que fez as curtidas do X, antigo Twitter, se tornarem privadas. Anteriormente, era possível ver as curtidas de um usuário pela aba do seu perfil, mas, agora, isso não será mais possível.

Além disso, a atualização aconteceu após Elon Musk, bilionário e dono da rede social, ter confirmado a alteração em uma publicação na plataforma. “Importante permitir que as pessoas curtam as postagens sem ataques por isso”, afirmou Musk.

No entanto, a previsão da mudança já existia desde o final de maio, quando o diretor de engenharia do X, Haofei Wang, confirmou as expectativas em uma outra publicação na rede social.

O diretor informou o motivo da alteração. “Sim, estamos tornando as curtidas privadas. Curtidas públicas incentivam um comportamento errado. Por exemplo, muitas pessoas sentem-se desencorajadas de curtir conteúdos que possem ser ‘ousados’, por medo de retaliação de trolls [usuários fakes que disseminam o ódio] ou para proteger sua imagem pública”, declarou.

Wang também afirmou que, quanto mais um usuário curtir as publicações que tem interesse, mais desenvolvido o algoritmo da plataforma ficará.