Nos primeiros quatro meses de 2024, o Brasil se destacou como o maior importador mundial de carros elétricos e híbridos chineses, segundo a Associação de Carros de Passageiros da China (CPCA). Em abril, o país importou 40.163 unidades, um aumento de 536% em relação ao mesmo período de 2023, totalizando 106.448 veículos importados entre janeiro e abril.
Esse crescimento colocou o Brasil no topo do ranking, superando a 10ª posição que ocupava no início do ano. A nova taxação de carros eletrificados importados pelo Governo Federal, que aumentará progressivamente até julho, impulsionou a busca por veículos mais baratos antes do reajuste das alíquotas. Atualmente, a taxa é de 10% para carros elétricos puros e 12% para híbridos plug-ins e leves, mas subirá para 18%, 20% e 25%, respectivamente.
Outro fator que contribuiu para a liderança do Brasil foi a mudança no mercado europeu. Países como Bélgica, Espanha, França, Holanda e Noruega, que eram grandes importadores de carros chineses, reduziram suas importações devido a investigações sobre subsídios da União Europeia. Isso levou as montadoras chinesas a focarem em mercados fora da Europa, com o Brasil se beneficiando dessa estratégia, especialmente com as futuras instalações das fábricas da GWM e da BYD no país.
Esses fatores combinados explicam o aumento significativo nas importações brasileiras de carros chineses, destacando a importância do mercado brasileiro no cenário global de veículos eletrificados. A “invasão chinesa” no setor automotivo brasileiro parece ser uma tendência duradoura, com o país consolidando-se como um mercado-chave para as exportações chinesas.