As lutas da comunidade LGBT+ ganham ainda mais força quando vão para a rua. E, para representar esse poder dentro da Parada do Orgulho LGBT+, a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, em conjunto com a FOME Agência de Comunicação, que já vinha à frente da comunicação do evento há alguns anos, apresenta em 2024 uma nova marca do evento, contando uma história sobre os atravessamentos enfrentados diariamente.
“A Parada SP está na rua, mas a rua está na Parada?” Foi esse o questionamento que deu origem à nova marca que, assim como os cruzamentos de uma avenida de quase 3 km, traz para as letras do logo intersecções e cores que representam a cidade e um movimento necessário para dar mais visibilidade a um caminho que passa por diversas pautas, classes e possibilidades.
“Trazer a rua para dentro da discussão é conversar com a diversidade, abraçar movimentos sociais e seus atravessamentos”, comenta Nelson Matias Pereira, presidente da APOLGBT-SP.
A nova marca representa essas intersecções com as sobreposições das letras, junto às cores da bandeira paulistana, suas esquinas, seus cruzamentos, os cantos não ouvidos e que precisam cada vez mais estar presentes nas decisões e pautas de interesse mútuo. As cores tão representativas da bandeira LGBT+ marcam presença como um grande manto acima das pessoas diversas e suas respectivas interseccionalidades.
“Esta marca não só trouxe um desafio em representar uma causa tão importante, mas também muito envolvimento de todo o time de planejamento e criativo, construído não hoje, mas através de tudo que foi absorvido com a parceria com a APOLGBT-SP nestes anos. Muita escuta a fatores importantíssimos que não poderiam deixar de ser representados: as pessoas, a cidade de São Paulo e esse abraço, essa bandeira que não deixa ninguém de fora”, comenta Omar Hamam, Diretor da agência FOME.