Nesta quarta-feira (15), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, disse que o governo federal vai adquirir casas no Rio Grande do Sul e entregá-las às pessoas que perderam suas casas por causa das enchentes no estado. O governo vai oferecer casas nas categorias 1 e 2 do programa Minha Casa, Minha Vida para os gaúchos afetados pelas enchentes.
Conforme aponta o portal CNN, todos que se encaixarem nesses critérios serão ajudados, mas ainda não sabemos quantas pessoas perderam suas casas porque as chuvas continuam e os danos ainda estão sendo avaliados. O governo está planejando comprar diferentes tipos de imóveis para ajudar nesse momento difícil.
Em uma das opções, as pessoas que estão em abrigos públicos ou com familiares serão encorajadas a procurar casas usadas à venda em suas cidades. O governo vai comprar essas casas por meio da Caixa Econômica Federal e entregá-las às pessoas desabrigadas.
Além disso, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, sugeriu outra ideia: o governo pode fazer um anúncio público para que as pessoas interessadas em vender suas casas se candidatem. Essas casas precisam se encaixar nos limites estabelecidos pelas categorias 1 e 2 do Minha Casa, Minha Vida.
Vale mencionar que o governo tem duas formas de ajudar as famílias afetadas pelas enchentes: comprar casas em leilão devido a falta de pagamento e também usar propostas do programa Minha Casa, Minha Vida de 2023, se necessário. Se ainda não for o suficiente, novas casas podem ser construídas. Essas medidas são para áreas urbanas; as ações para áreas rurais ainda estão sendo planejadas.