Nesta quarta-feira (15), a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) anunciou que o arroz importado pelo governo para controlar os preços será vendido aos consumidores por até R$ 4 por quilo. A Conab, que é uma empresa pública vinculada ao Ministério da Agricultura, auxilia na implementação de políticas relacionadas à agricultura.
“O arroz que vamos comprar terá uma embalagem especial do governo federal e vai constar o preço que deve ser vendido ao consumidor. O preço máximo ao consumidor será de R$ 4 o quilo”, ressalta Edegar Pretto, o presidente da Conab.
Para comprar arroz, o governo vai realizar leilões públicos com países parceiros do Brasil no Mercosul, como Paraguai, Uruguai e Argentina. Conforme informa o G1, o primeiro leilão irá adquirir 104 mil toneladas de arroz, destinadas a estados como São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco, Ceará, Pará e Bahia.
Além disso, como parte de uma medida provisória divulgada na sexta-feira passada (10), foi autorizada a importação de até 1 milhão de toneladas de arroz, devido às enchentes que danificaram algumas plantações no Rio Grande do Sul. Esse estado é responsável por 70% da produção nacional de arroz.
Vale ressaltar que o primeiro leilão da Conab acontecerá na próxima terça-feira (21). O arroz importado será descarregado nos portos de Santos (SP), Salvador (BA), Recife (PE) e Itaqui (MA) e embalado em pacotes de 2kg.