Poder Saúde: Cirurgia do queixo pode melhorar a harmonia da face e até mudar a percepção do tamanho do nariz

O queixo e o nariz estão diretamente relacionados para trazer harmonia à face. Caso o queixo não tenha um tamanho adequado, o nariz pode ser considerado grande. O cirurgião plástico Dr. Paolo Rubez explica como é feita a operação na região do mento e fala sobre os cuidados antes e depois da cirurgia.

O mento, conhecido como queixo, é a região que compreende a parte da mandíbula, pescoço e o terço inferior da face. Ele é uma das principais estruturas do rosto, pois é fundamental para a harmonia e beleza, além de estar diretamente relacionado com o nariz, já que as duas estruturas contribuem para uma estética agradável da face. Caso o queixo não acompanhe um tamanho adequado, o nariz pode parecer grande. “Para alterar o mento, existem alguns tratamentos recomendados, como a aplicação de preenchedores (ácido hialurônico ou gordura), utilização de próteses de silicone ou através da mentoplastia de avanço. É necessário que o paciente sempre consulte um cirurgião sobre as vantagens e desvantagens de cada tipo de tratamento, para que se chegue na melhor opção de acordo com o caso da pessoa”, afirma o Dr. Paolo Rubez, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. “O paciente pode escolher entre uma cirurgia de aumento ou diminuição do queixo, mas em casos de microgenia, que é quando a região do mento é deficiente e menor do que o necessário para proporcionar uma harmonia facial, a primeira opção, chamada de mentoplastia de aumento, é a indicada”, acrescenta o médico. Confira quais são as medidas pré e pós-operatórias, além de uma explicação do procedimento.

Mentoplastia de aumento – Amplia o tamanho do queixo, deixando-o mais projetado para frente com o intuito de deixar a face mais harmônica. A cirurgia promove esse resultado por meio do uso de implante ou reposicionamento do osso. A necessidade da cirurgia é avaliada através do exame físico e fotos do paciente de frente e perfil. “A cirurgia de avanço ósseo é feita sob anestesia geral e com duração em torno de 1 hora”, comenta o cirurgião plástico. O local da incisão também pode variar, sendo aplicado dentro da boca, chamado de intraoral, no sulco gengivolabial inferior, ou abaixo do queixo, chamado de submentoniano. Após isso, é realizado o deslocamento do osso da mandíbula na área frontal, com a quebra do osso do queixo para reposicioná-lo com a ajuda de uma pequena placa de titânio, proporcionando um resultado mais natural e utilizando a própria estrutura óssea do paciente. “Por fim, com a posição do mento fixada corretamente, é feito o fechamento da incisão operatória. É indicado o uso de uma faixa específica para reduzir o inchaço da região”, explica o Dr. Paolo.

Dr Paolo Rubez

Combinação com outros procedimentos – Pode haver uma associação da mentoplastia com outras cirurgias, como a operação em conjunto com a rinoplastia, desde que a posição para realização da técnica e o repouso pós-operatório sejam compatíveis. Além disso, o cirurgião fará uma análise sobre o tempo de duração para que não ultrapasse seis a sete horas. O procedimento também pode ser associado com a blefaroplastia, lifting facial, otoplastia, mamoplastia e lipoaspiração da papada.

Cuidados pré-cirúrgicos – O paciente deve explicar para o cirurgião seu desconforto com a aparência e buscar entender quais são os procedimentos necessários. Alguns exames serão solicitados, como os de sangue, cardiológico e raio X. Caso o paciente tenha alguma infecção ou doença, é fundamental informar ao médico, sendo que 15 dias antes da operação, é importante parar de usar medicamentos como o ácido acetilsalicílico (AAS), além de cortar o tabaco, o que possibilita o aumento da segurança e cicatrização posterior. “Evite ingerir álcool e comidas gordurosas no pré-cirúrgico e compareça no dia do exame em jejum de 8 horas. O uso de produtos estéticos, cremes ou joias também não é bem-vindo no dia da cirurgia”, complementa o médico.

Cuidados Pós-cirúrgicos – Após a mentoplastia de aumento, o paciente deve ficar de repouso durante duas semanas, retomando as atividades mais pesadas apenas com a permissão do médico. Como a cirurgia não envolve a mordida do paciente, a alimentação pode ser feita sem restrições após a cirurgia. Para alívio do inchaço, dores e hematomas, compressas frias devem ser feitas, além de não se expor ao sol e não praticar exercícios físicos. “Sessões de drenagem linfática e fisioterapia são aconselhadas para acelerar a recuperação”, acrescenta Dr. Paolo. “Se o paciente seguir estes cuidados, os resultados da mentoplastia serão observados entre 3 a 6 meses após o procedimento, mas os resultados parciais serão notados assim que o inchaço diminuir. Durante esse período, é fundamental o acompanhamento de um médico”, finaliza.

Fonte: DR. PAOLO RUBEZ, Cirurgião plástico formado pela UNIFESP, é membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), da Associação Brasileira de Cirurgia Plástica (BAPS), da Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS), da Sociedade Americana de Cirurgia Plástica (ASPS) e da Sociedade de Cirurgia de Enxaqueca dos EUA. Dr. Paolo Rubez é Mestre em Cirurgia Plástica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. O médico tem 12 Observerships em Cirurgias Plásticas Faciais, nos EUA, sendo 8 com o Dr. Bahman Guyuron em Cleveland. É idealizador do Migraine Surgery Academy, que ensina e estimula cirurgiões plásticos de todo o mundo a realizarem as cirurgias de enxaqueca a fim de beneficiar mais pacientes com o tratamento. Instagram: @drpaolorubez

 

 

”Esse texto é um oferecimento de NOWMED.
NowMed é uma plataforma revolucionária que conecta usuários a profissionais de saúde, laboratórios, farmácias, centros de vacinação e outros serviços médicos. Sem mensalidade, você paga apenas quando utiliza. Atendimento rápido, sem filas. Os preços acessíveis da NowMed tornam a saúde mais prática a todos.”