Por Carolina Burg Terpins
O Women on Board (WOB) lançou na última quarta-feira, 24 de abril, o seu primeiro Comitê de Diversidade na sede da B3 em São Paulo, em evento organizado pelo WOB e pela B3.
O Comitê tem como objetivo ressaltar a importância da interseccionalidade e trazer todos os ganhos da diversidade e da inclusão para dentro dos Conselhos – equidade de gênero, PDCs, negros e LGBTQIA+.
Este novo grupo conta com profissionais de renome do mercado que já atuam com a agenda de responsabilidade social. Ele será composto por Beatriz Azeredo, Consultora e Expert em Investimento Social Privado (ISP) e Políticas Públicas; Carlos Takahashi, Vice-Presidente da ANBIMA; Claudia Ferris, conselheira de administração e membro do Comitê de Auditoria da B3 e do Conselho da Senior e Equal Web; Dilma Campos, CEO da Nossa Praia | Head de ESG na B&Partners; Josilay Santigo, Gerente de Projetos do Grupo Boticário. O Comitê será coordenado pela Gabriela Codorniz, Diretora do WOB e Sócia de Gabriela Codorniz Advocacia Empresarial.
O encontro contou ainda com a participação da Ana Buchaim, Vice-Presidente da B3; Marina Copola, Diretora da CVM e Cofundadora do WOB e Ana Paula Reis, Diretora do WOB e Sócia do BMA.
O evento trouxe para o debate as perspectivas para diversidade em Conselho, levando em conta a proximidade da realização das Assembleias, e a importância de promover mudanças de comportamento para espaços mais igualitários.
Para Carlos Takahashi, Vice-Presidente da ANBIMA, “a criação do Comitê de Diversidade é mais um importante passo para que as estratégias do WOB se fortaleçam ainda mais para, através do caminho da valorização positiva, tenhamos mulheres em conselhos em níveis que, no mínimo, representem a equidade de gênero”.
Para Gabriela Codorniz, Coordenadora do Comitê de Diversidade, “os números mostram que avanços têm ocorrido, mas ainda não na velocidade que gostaríamos. Trabalharemos no Comitê com um olhar prospectivo, trazendo propostas técnicas, embasadas e de impacto para a propagação de ambientes mais diversos em comitês e conselhos de administração. Correlacionaremos a pauta da D&I com temas como a tomada de decisões estratégicas, inteligência artificial e lucratividade no mercado.”
O evento contou com o apoio do BMA e com o apoio institucional da CVM.
Sobre o WOB:
O Women on Board é uma iniciativa independente que visa a reconhecer a existência de ambientes corporativos mais diversos e que valorizam a presença de mulheres em conselhos de administração ou conselhos consultivos. O selo foi criado com apoio da ONU Mulheres e certifica organizações que valorizam a presença de pelo menos duas mulheres em seus Conselhos. Mais de 100 empresas no Brasil possuem o selo WOB.