Poder Q&A com Luciana Brafman

Luciana Brafman, renomada produtora com duas indicações ao Emmy no currículo e há anos dedicada à interseção entre o universo das artes e do ativismo climático, é a única brasileira a integrar o recém-criado programa de Embaixadores Globais do LACMA Museum. Ela fará parte de um seleto time de profissionais que prestam aconselhamento e apoio para que o museu alcance públicos locais, regionais e internacionais. No próximo dia 18 de abril, o LACMA oficializará o lançamento do programa durante a Bienal de Veneza.

Qual é a sua área de atuação, Luciana?

Minha área de atuação é na interseção entre arte e ativismo climático. Segundo o chefe do clima na ONU, Simon Stiell, temos dois anos para tomar medidas para evitar alterações climáticas piores e irreversíveis para a vida na terra. Nos últimos anos venho criando projetos para instituições culturais, educativas e corporativas nessa área. Precisamos nos unir para essa mudança de mentalidade e agir em conjunto. É responsabilidade de todos.

Poderia nos contar sobre o programa de Embaixadores Globais do LACMA Museum?

O programa de Embaixadores Globais do LACMA Museum traz um grupo seleto de profissionais que oferecem aconselhamento e apoio para ampliar o alcance do museu e fazer uma troca relevante de conteúdo e arte. Fiquei extremamente feliz com o convite e com a possibilidade de conectar esses países através da arte, poder levar reflexão e inspiração para as pessoas.

Quais são as suas responsabilidades como embaixadora do LACMA?

Como embaixadora do LACMA, tenho a responsabilidade de promover o centro de artes em mercados estratégicos, como a América Latina e, principalmente, no Brasil através de parcerias e colaborações.

Além de seu papel como embaixadora, em que mais você está envolvida?

Além do meu papel como embaixadora, continuo liderando a Time To Act uma produtora que cria experiências imersivas que conectam artistas, pesquisadores, instituições culturais e empresas pelo mundo para produzir exposições, projetos de multimídia e narrativas de impacto, com foco em questões do meio ambiente e emergência climática.

Nosso objetivo é transformar iniciativas de sustentabilidade em experiências que inspiram, conscientizam e engajam. Temos pouco tempo para agir.