Julgamento de Donald Trump: Acusações e desdobramentos em Nova York

Donald Trump || Créditos: Isac Nóbrega/PR

O empresário Donald Trump compareceu ao tribunal de Manhattan para enfrentar o segundo dia do seu julgamento histórico, onde é acusado de ter feito um pagamento para manter em segredo um encontro com uma atriz adulta durante a campanha presidencial de 2016. No primeiro dia, cerca de metade dos 96 potenciais jurados foram dispensados devido a alegações de falta de imparcialidade. Os advogados estão em busca de selecionar 12 jurados para determinar a culpa ou inocência do ex-presidente dos Estados Unidos.

Os 12 jurados escolhidos, acompanhados de seis suplentes, irão ouvir os depoimentos de Stormy Daniels e Michael Cohen, ex-advogado de Trump. O processo de seleção do júri está previsto para durar toda a semana, com o julgamento programado para se estender até maio.

O procurador distrital de Manhattan, Alvin Bragg, acusou Trump de 34 crimes relacionados ao pagamento secreto feito à atriz Stormy Daniels antes da eleição de 2016. Trump alega inocência e nega o suposto encontro com a atriz. Os promotores estão buscando evidências para sustentar a alegação de que o ex-presidente tentou encobrir o pagamento para evitar ser acusado de um crime, como uma doação ilegal de campanha.

Além disso, Trump enfrenta acusações em outras áreas jurídicas, incluindo a alegação de manipulação de informações confidenciais e tentativas de reverter sua derrota para Joe Biden em 2020. No entanto, o caso do pagamento secreto parece ser o único que está avançando para julgamento.