Papa Francisco condena atentado em Moscou durante celebração do Domingo de Ramos

Durante a missa de Domingo de Ramos, o papa Francisco expressou sua indignação em relação ao atentado cometido pelo Estado Islâmico em Moscou, chamando-o de uma “ação desumana que ofende a Deus”. O ataque, que resultou em 133 mortes, foi considerado o maior na Rússia em duas décadas.

O Estado Islâmico, em comunicado, afirmou que o ataque faz parte de uma “guerra pelo Islã” contra países que, segundo o grupo terrorista, atacam a religião. O papa Francisco garantiu suas orações às vítimas e suas famílias, pedindo também pela conversão dos responsáveis por esses atos desumanos.

Apesar de enfrentar problemas de saúde, o papa presidiu a missa, mas não leu a homília de Domingo de Ramos, delegando a leitura para um assessor. A multidão se reuniu na Praça São Pedro, no Vaticano, onde o papa conduziu a oração do meio-dia e saudou os presentes em um papamóvel.

Enquanto isso, em Moscou, homenagens às vítimas foram prestadas em frente à prefeitura de Crocus, local próximo à casa de shows alvo do atentado. Flores, velas e brinquedos foram deixados em memória das vítimas. O presidente russo, Vladimir Putin, declarou o dia 24 de março como dia de luto nacional em memória dos mortos no ataque terrorista.