Crescimento Histórico no Emprego do Agronegócio Brasileiro em 2023

Em 2023, o agronegócio brasileiro atingiu um marco histórico no mercado de trabalho, registrando um recorde de 28,34 milhões de pessoas empregadas, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

O aumento de 1,2% em relação ao ano anterior (aproximadamente 341 mil pessoas) demonstra a robustez do setor, que representa agora 26,8% do total de ocupações do país.

Os setores de agrosserviços e insumos foram os principais impulsionadores desse crescimento, com aumentos de 8,4% e 5,1%, respectivamente. No entanto, a agropecuária sofreu uma queda de 5% na população ocupada, devido a retrações em diversas atividades.

Destaca-se também a formalização do mercado de trabalho no agronegócio, com um crescimento de 6% no número de trabalhadores com carteira assinada.

Além disso, houve um aumento na proporção de trabalhadores com ensino médio e superior, evidenciando a busca por qualificação no setor.

Os dados foram obtidos através de uma pesquisa conduzida pelo Cepea, que implementou mudanças metodológicas significativas em 2023 para aprimorar a análise da população ocupada no agronegócio.

Esses números refletem não apenas um crescimento quantitativo, mas também uma evolução qualitativa no mercado de trabalho do agronegócio brasileiro, indicando um setor cada vez mais estruturado e modernizado.

fonte: Canal Rural