Trump Alcança Vitória Decisiva nas Primárias de New Hampshire, Consolidando sua Liderança Republicana 

Donald Trump || Créditos: Isac Nóbrega/PR

Em uma noite eleitoral fervilhante, o ex-presidente Donald Trump emergiu como vencedor incontestável das primárias republicanas em New Hampshire, solidificando ainda mais sua posição como o líder indiscutível do Partido Republicano. Com 83% dos votos contados, a Associated Press declarou Trump como o vencedor, conquistando impressionantes 54% dos votos populares, enquanto sua única concorrente, Nikki Haley, ex-governadora da Carolina do Sul, alcançou 43%. A contagem da CNN também revelou que Trump angariou 12 delegados, superando os 9 de Haley.

Em um discurso de vitória vibrante, Trump agradeceu fervorosamente aos seus apoiadores e não poupou críticas a Haley e ao atual presidente, Joe Biden. Descrevendo a noite de Haley como “muito ruim” e prevendo sua derrota, Trump reafirmou sua confiança ao proclamar que venceram praticamente todas as pesquisas nos últimos três meses contra o que ele chamou de “corrupto Joe Biden”.

“Ele não consegue juntar duas sentenças”, afirmou Trump sobre Biden, enquanto também lançava zombarias sobre a habilidade do presidente de encontrar escadas fora do palco. A retórica incisiva de Trump evidenciou a intensidade da disputa, destacando a polarização que permeia a política americana.

Apesar do desempenho abaixo das expectativas em New Hampshire e Iowa, onde ficou em terceiro lugar atrás do governador da Flórida, Ron DeSantis, Nikki Haley anunciou sua determinação em permanecer na corrida, enfatizando que a competição está “longe de terminar” e com “dezenas de estados pela frente”. Em um gesto mais conciliatório, Haley parabenizou Trump pela vitória, reconhecendo que ele “mereceu”.

Enquanto isso, no campo democrata, o presidente Joe Biden conquistou uma vitória esmagadora sobre seus rivais Dean Phillips e Marianne Williamson nas primárias de New Hampshire. Embora seu nome não tenha aparecido nas urnas devido a uma disputa de agendamento entre os democratas locais e o partido nacional, Biden afirmou que sua vitória é uma “demonstração histórica de compromisso com nosso processo democrático”.

Biden também lançou um alerta sério sobre os supostos perigos de uma segunda presidência de Trump, destacando que “o que está em jogo não poderia ser maior”, incluindo a democracia, as liberdades pessoais e a robustez econômica que, segundo ele, experimentou a recuperação mais forte desde a pandemia de Covid-19. O palco está agora montado para uma acirrada batalha eleitoral, à medida que os dois partidos definem seus candidatos e se preparam para os desafios que virão nas eleições futuras.