Ministério da Saúde anuncia incorporação da vacina contra Covid-19 no calendário infantil

A prioridade será para crianças de seis meses a cinco anos.

A partir deste ano, o Ministério da Saúde anunciou a inclusão da vacinação contra a Covid-19 no calendário infantil, priorizando o acesso das crianças com idades entre seis meses e cinco anos. O objetivo é vacinar esse público-alvo com três doses da vacina Pfizer pediátrica, cuja eficácia foi comprovada em 80%, conforme destacado pela pasta da saúde.

Para quem já recebeu a imunização, não há necessidade de procurar novamente os postos de saúde. No entanto, é fundamental que os responsáveis por crianças que ainda não foram vacinadas fiquem atentos a essa importante medida de prevenção. A decisão de incluir as crianças na campanha de vacinação baseia-se em dados alarmantes, registrando 3.441 casos de Covid-19 em menores de um ano, entre janeiro e agosto de 2023, com 84 óbitos. A avaliação é de que a imunização oferece proteção essencial.

Além das crianças, a vacinação será estendida a pessoas com comorbidades, gestantes, mães recentes, trabalhadores da saúde, indígenas, quilombolas, residentes em instituições de longa permanência, pessoas privadas de liberdade, jovens em sistema de recolhimento e funcionários do sistema penitenciário. Em caso de novos surtos, o governo não descarta a possibilidade de uma imunização geral, mas até 2024, a prioridade será manter a vacinação nos grupos estabelecidos.