Turbulência política nos EUA – Partido Republicano inicia processo de impeachment contra Joe Biden

Membros do Partido Republicano na Câmara dos Representantes votaram, nesta quarta-feira (13), a favor da instauração de um processo de impeachment contra o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden. A votação resultou em 221 votos a favor e 212 contra, levando o Congresso a iniciar uma investigação sobre suspeitas relacionadas a ações do presidente.

Biden reagiu chamando a abertura do inquérito de impeachment de um “golpe político infundado”, alegando que os republicanos estão mais focados em atacá-lo com mentiras do que em abordar questões urgentes que impactam a vida dos americanos.

O presidente é acusado de usar sua influência durante o mandato como vice-presidente de Barack Obama para permitir negócios questionáveis de seu filho Hunter Biden na China e na Ucrânia. Cinco pessoas foram interrogadas e nove intimações bancárias foram emitidas, evidenciando a intensificação das investigações.

Após a votação, Biden criticou os republicanos da Câmara, acusando-os de não se unirem a ele para enfrentar questões cruciais, como economia, fronteira sul dos EUA, Ucrânia e Israel. Ele expressou desapontamento com o recesso dos republicanos, afirmando que, após semanas de disputas internas, estão deixando o Congresso por um mês sem abordar os desafios urgentes que o país enfrenta.