Ministro Haddad indica possibilidade de novos cortes na taxa de juros

Foto de maitree rimthong/ pexels

O Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, indicou: “Existe espaço para novos cortes na taxa principal de juros nos próximos meses.”

“Estamos em um momento favorável para impulsionar o crescimento econômico e ainda temos uma considerável margem monetária para utilizar. Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano”, afirmou Haddad durante sua participação em um evento promovido pelo banco BTG Pactual na segunda-feira (6).

Segundo o ministro, as medidas do governo têm ajudado a reduzir a inflação, o que possibilita a diminuição da taxa de juros, abrindo espaço para o crescimento econômico. “Não estamos artificialmente diminuindo a inflação. Estamos trabalhando para que isso ocorra. Já estamos em um ciclo de redução da taxa de juros, o qual, na minha opinião, continuará, porque manteremos esse processo de cortes”, acrescentou.

Haddad destacou que o principal obstáculo que dificulta quedas maiores dos juros no Brasil, neste momento, são as taxas de juros dos países mais ricos. “Acredito que, ao longo do próximo ano, o cenário global, que está impactando um pouco nesse aspecto devido às taxas nos Estados Unidos e na Europa, poderá ser ajustado.”

Na semana passada, o Banco Central norte-americano optou por manter as taxas básicas da maior economia do mundo entre 5% e 5,25% ao ano. Houve expectativa nos mercados de que esse índice, já alto para os padrões dos Estados Unidos, pudesse ser elevado, devido a vários fatores, incluindo o conflito entre Israel e o movimento Hamas.