Carlos Antônio Vieira Fernandes foi oficializado como o novo presidente da Caixa Econômica Federal, conforme publicado na edição extra do Diário Oficial da União desta sexta-feira (3/11). Vieira, um funcionário de carreira da instituição, sucede a ex-presidente Rita Serrano e sua nomeação reflete a estratégia do governo de acomodar membros do Centrão no Executivo.
A indicação de Vieira foi feita pelo presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), em um movimento para incluir mais representantes dos partidos do Centrão na estrutura governamental. Iniciando o processo de transição no início da semana, Vieira foi impedido de se reunir com a antecessora devido à exoneração de Serrano na segunda-feira (30/10).
Economista de formação, Vieira tem uma longa trajetória na Caixa, sendo ex-presidente do Fundo de Pensão dos funcionários da instituição (Funcef) e tendo ocupado o cargo de ex-secretário-executivo do Ministério das Cidades durante a gestão de Gilberto Occhi, ligado ao Progressistas, no governo de Dilma Rousseff.
Além disso, sua relação com o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) durante a gestão na pasta, juntamente com sua proximidade com o partido de Arthur Lira, sinaliza que sua nomeação tem vínculos estreitos com a liderança na Câmara dos Deputados, indicando um alinhamento político para a gestão da autarquia.