Repatriação de brasileiros de Israel: Oitavo voo e situação atual

Foto: divulgação FAB

Mais um voo repatria brasileiros de Israel em meio a situação crítica

O oitavo resgate de cidadãos brasileiros vindos de Israel pousou no solo brasileiro na madrugada desta segunda-feira, dia 23. O KC-30, uma aeronave Airbus A330-200 pertencente à Força Aérea Brasileira (FAB), aterrissou no Rio de Janeiro às 4 horas. No total, 209 brasileiros que se encontravam em zonas de conflito, acompanhados por nove animais de estimação, partiram de Tel Aviv, a capital de Israel.

Conforme o último balanço do governo federal, desde 10 de outubro, 1.410 cidadãos brasileiros, três bolivianas e mais de 50 animais domésticos foram repatriados do território israelense para o Brasil. Uma outra aeronave, o VC-2 (Embraer 190) da Presidência da República, aguarda autorização para resgatar cidadãos brasileiros na cidade do Cairo, capital do Egito.

No domingo (22), o Ministério das Relações Exteriores emitiu um comunicado informando que, tendo em vista as atuais condições locais e o funcionamento regular do aeroporto de Ben Gurion, em Tel Aviv, não estão previstos voos adicionais para cidadãos brasileiros em Israel. Além disso, o Itamaraty destacou a existência de um grupo de 30 cidadãos brasileiros e seus familiares diretos que aguardam ser retirados da Faixa de Gaza, onde estão abrigados nas localidades de Khan Younis e Rafah, próximas à fronteira com o Egito. O governo brasileiro mantém contato constante com eles por meio do Escritório de Representação do Brasil em Ramala.