Mauro Vieira

Mauro Vieira || Crédito: Joédson Alves/Agência Brasil

Chanceler Mauro Vieira convocado pelo Brasil para liderar discussões no Conselho de Segurança da ONU sobre o conflito no Oriente Médio

Nesta sexta-feira (13), o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) se reuniu em Nova York, para discutir o conflito no Oriente Médio. A convocação desta reunião foi realizada pelo Brasil, atual presidente do Conselho de Segurança. O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, liderou as discussões. O Conselho de Segurança é a principal instituição da ONU encarregada de manter a paz global. Composto por 15 membros, dos quais cinco são permanentes e têm poder de veto (Estados Unidos, Rússia, China, França e Japão), nada pode ser aprovado no conselho sem o consentimento dessas nações.

Esta é a segunda reunião do Conselho de Segurança desde o início dos confrontos entre Israel e a Faixa de Gaza, uma escalada que começou no último sábado (7), após um ataque surpresa do grupo Hamas contra Israel. Na primeira reunião, realizada em 8 de outubro, o governo brasileiro apelou para que “as partes se abstenham da violência contra civis e cumpram suas obrigações de acordo com o direito internacional humanitário. O país ainda instou todos a exercerem o máximo de contenção para evitar uma escalada, com consequências imprevisíveis para a paz e segurança global. Ressaltou a urgência de desbloquear o processo de paz.” No entanto, nenhuma decisão do conselho foi divulgada.

Em 12 de outubro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva conversou por telefone com o presidente de Israel, Issac Herzog, e apelou para a abertura de um corredor humanitário que permitisse a saída da população da Faixa de Gaza.