Arte brasileira faz bonito em Londres

Crédito: Reprodução/Twitter/@MayorofLondon

Galerias nacionais marcam presença em importantes eventos de arte na capital do Reino Unido

Esta semana, os londrinos estão respirando arte contemporânea da melhor qualidade – brasileira, inclusive.  A 20ª edição da Frieze Masters começou na quarta-feira (11) no Regent’s Park, e esta quinta-feira (12) marca o início da 1-54 African Contemporary Art Fair. As duas mostras ficam em cartaz até o próximo domingo (15).

Com a presença de renomadas galerias do mundo todo, este ano, Frieze e 1-54 também contam com a participação de galerias brasileiras – caso da Gomide&Co e da Fortes D’Aloia & Gabriel, de São Paulo, que estão na Frieze. A primeira com uma exposição do mineiro Amadeo Luciano Lorenzato, renomado artista da pintura nacional do século 20.  A Fortes D’Aloia se juntou à galeria londrina Sadie Coles HQ para apresentar obras de Lucia Laguna, artista plástica fluminense conhecida por suas imagens de paisagens urbanas.

A galeria carioca Portas Vilaseca, por sua vez, participa da 1-54 com uma exposição solo do mineiro Gustavo Nazareno, que explora a diáspora africana na religiosidade brasileira e o panteão de orixás iorubá presentes no Candomblé e na Umbanda em suas criações.

Anterior Próximo

Os londrinos também vão poder apreciar o trabalho do niteroiense Osvaldo de Carvalho, vencedor do Breeze 2023, premiação concedida pela Embaixada Brasileira em Londres para promover a arte contemporânea nacional e reforçar a presença brasileira no mercado internacional de arte. A galeria Janaina Torres, que representa Carvalho, levou para Londres a exposição Falsa Simetria com obras de cores vibrantes e justaposição de elementos, duas características marcantes das criações de Carvalho.

Retaguarda de peso
A presença das quatro casas brasileiras em Londres é apoiada pelo Projeto Latitude, que foi criado em 2007 para promover a internacionalização do mercado nacional de arte contemporânea. A plataforma, que é fruto de uma parceria entre Associação Brasileira de Arte Contemporânea (ABACT) e a Agência Brasileira de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), reúne atualmente 60 galerias de arte do Brasil que representam mais de 1.800 artistas contemporâneos.