Eleições para os Conselhos Tutelares registram aumento de mais de 25% na participação da sociedade

Crédito: CC/Unsplash

Processo eleitoral de 2023 já é considerado um marco histórico na conscientização da população e votações ocorrem com tranquilidade em todo o país

As eleições para os Conselhos Tutelares em 2023 marcaram um aumento na participação popular em todo o Brasil. De acordo com dados do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), nas capitais brasileiras cujos resultados já foram divulgados, houve um acréscimo de 25% no número de eleitores em comparação com o pleito anterior.

No último domingo (1º), mais de um milhão e meio de brasileiros em mais de 5 mil municípios compareceram às urnas para escolher os representantes dos Conselhos Tutelares, responsáveis pela proteção dos direitos das crianças e adolescentes no país.

Salvador, Florianópolis, Brasília e São Paulo foram algumas das capitais que se destacaram nesse aumento da participação. Em Salvador, o número de votos subiu de 30 mil para quase 70 mil. Florianópolis registrou um crescimento de mais de 100%, passando de 4,7 mil para cerca de 9,7 mil votos. Brasília teve um acréscimo de 76 mil eleitores, enquanto São Paulo viu um aumento de 56 mil votos em comparação com o pleito anterior.

Dados comparativos de 2019 revelam maior participação social no pleito deste ano

A unificação da data das eleições em todo o território nacional contribuiu para esse aumento da participação. O processo eleitoral ocorreu em um clima de engajamento da população sobre o tema, refletindo o desejo de garantir a proteção dos direitos das crianças e adolescentes.

Embora algumas cidades tenham enfrentado desafios, como eleições adiadas devido a fortes chuvas e eleições indiretas, o MDHC e o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) estão trabalhando para resolver esses problemas e garantir eleições diretas nessas localidades.

O aumento na participação da sociedade nas eleições para os Conselhos Tutelares reflete a crescente conscientização sobre a importância desses órgãos. Eles desempenham um papel crucial na proteção dos direitos das crianças e adolescentes, e a participação ativa da população é fundamental para garantir um futuro mais seguro e digno para as gerações mais jovens do país.