A equipe do governo federal chegou ao Rio Grande do Sul na manhã de quinta-feira (28) para uma série de encontros em Lajeado, no Vale do Taquari, a área mais impactada pelo ciclone na primeira semana de setembro. Houve devastação em muitos municípios, resultando em 50 vítimas fatais.
Nas redes sociais, a primeira-dama compartilhou um vídeo em que sobrevoou as áreas alagadas de Porto Alegre, que enfrentou chuvas intensas na quarta-feira. O nível do Rio Guaíba transbordou, inundando partes da cidade.
“Começando o dia no Rio Grande do Sul! Voamos sobre Porto Alegre, que foi afetada pelas fortes chuvas recentes, e observamos os danos causados pela maior inundação do Rio Guaíba desde 1941”, declarou Janja.
Começando a quinta-feira no Rio Grande do Sul! Sobrevoamos Porto Alegre, que foi atingida pelas fortes chuvas dos últimos dias, e observamos os estragos causados pela maior cheia do Rio Guaíba desde 1941. pic.twitter.com/UasPY0hHr7
— Janja Lula Silva (@JanjaLula) September 28, 2023
A seguir, a primeira-dama e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta, visitaram Estrela. Na cidade, eles interagiram com as famílias abrigadas no Ginásio Ito João Snel e forneceram cestas básicas.
O presidente Lula não pôde participar da visita devido a uma cirurgia no quadril agendada para sexta-feira (29). Na quarta-feira (27), ele se reuniu com o governador do RS, Eduardo Leite (PSDB), que apresentou as necessidades do estado em relação à recuperação das áreas afetadas.
Em Lajeado, estão programadas reuniões sobre medidas de crédito, o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e Fomento Rural. Também serão discutidas ações relacionadas a educação, saúde, assistência social e o Minha Casa Minha Vida.
No final, está prevista uma reunião para avaliação e encaminhamentos, bem como ações da Defesa Civil em nível nacional, estadual e municipal.
O desastre natural afetou mais de 100 cidades e causou 50 óbitos. Nos últimos dias, chuvas intensas e a formação de outro ciclone extratropical causaram inundações e desalojaram residentes na Região Metropolitana e no interior do estado.