Pelo Brasil

Crédito: CC/Pexels

As atrações das capitais e outras cidades do Brasilzão: nesta edição, Urubici, em Santa Catarina, onde é (quase) sempre inverno

Urubici, cidade a cerca de 920 metros de altitude no sudeste de Santa Catarina, é conhecida por ter a temperatura mais baixa já registrada no Brasil: -17,8 graus Celsius, no inverno de 1996. A temperatura destes dias está muito, muito distante disso, mas se você procura um refrigério para se aliviar da onda de calor que domina o Brasil neste começo de primavera, as mínimas na cidade neste fim de semana, segundo a Climatempo, ficarão entre 13 e 15 graus.

Se não há mais neve para ver e esculpir neste começo de primavera, ao menos a cidade mantém algumas paisagens de beleza cênica que vale conhecer em qualquer estação. Como os morros da Igreja (local mais alto da cidade, onde fez a friaca de 1996) e do Campestre, ambos com formações rochosas e vistas dramáticas. Há também a cachoeira do Avencal e a cascata Véu da Noiva, que valem a visita, mais para os cliques do que para a hidromassagem.

O “postal” da cidade é a Serra do Corvo Branco, cortada por uma estrada com vistas impressionantes e curvas idem, além de paredões que formam gargantas, emparedando o asfalto.

Por fim, a região viu crescer, desde o começo do século, uma cena de produção de vinho de altitude, com uvas de porte e trato mais delicado. São Joaquim, a “capital do morango”, a cerca de 50 quilômetros, e Bom Retiro, a 36, destacam-se nesse setor.

Mais atrações de Urubici no vídeo abaixo, na curadoria de Lincoln César.