O mundo da tecnologia lamenta a perda de Luiz André Barroso, o brasileiro conhecido como o inventor do data center moderno. Ele faleceu nos Estados Unidos no último dia 16, aos 59 anos, após trabalhar por 22 anos no Google. Sundar Pichai, CEO do Google, prestou homenagem a Barroso, destacando sua contribuição para o avanço tecnológico da empresa.
Unbearably sad to lose Luiz. He was behind so many of Google’s technical achievements, writing the book on our data centers, leading the design of our computing infrastructure, and so much more. He was at the top of his field, earning ACM’s highest honor in computer architecture.…
— Sundar Pichai (@sundarpichai) September 22, 2023
Barroso foi responsável por inovações na arquitetura de data centers e liderou o desenvolvimento da infraestrutura de computação do Google. Ele também era conhecido por sua apreciação pela beleza em várias formas e interesses diversos, como natureza, música e futebol.
O brasileiro construiu data centers eficientes com componentes de baixo custo, o que impactou significativamente a maneira como a internet e os serviços online são fornecidos. Além disso, ele desempenhou um papel importante no desenvolvimento de um aplicativo de notificações de exposição à Covid-19. Atualmente ele era passou a fazer parte do conselho administrativo da empresa de meios de pagamentos Stone.