Zé Gotinha

Créditos: Reprodução/CanalGov

Personagem-símbolo da campanha de vacinação é festejado no desfile de 7 de setembro, numa mensagem de Lula 3 contra o negacionismo do governo anterior

O desfile de 7 de setembro nesta quinta-feira, em Brasília, ocorreu à feição do governo federal. Sem ruídos, transtornos, sobressaltos. E com presença institucional: Rosa Weber representou o STF; Rodrigo Pacheco, o Congresso Nacional.

Tampouco houve público, ao menos as massas mobilizadas pelo governo anterior nesses eventos, o que foi devidamente explorado pelo bolsonarismo retinto.

Mas o personagem mais celebrado do desfile foi Zé Gotinha, que personifica a campanha nacional de vacinação do ministério da Saúde. Desde 2020, o personagem e o que representa ganharam tintas políticas com o negacionismo de Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, gente como a senadora Soraya Thronicke (Pode-MS), o deputado federal Guilherme Boulos (Psol-SP) e o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, celebraram a presença do bonecão, que desfilou sobre um carro do corpo de bombeiros.

A ministra Nísia Trindade, da Saúde, também presente ao desfile, falou à reportagem da Folha de S.Paulo que o personagem é “símbolo do cuidado com a população”, símbolo do “afeto” e que sua participação no desfile era “tudo de bom”.