Powell fala anátemas para investidores no Brasil, e índice Ibovespa escorrega

Jerome Powell || Créditos: CC/Flickr/Federalreserve

Autoridade monetária dos EUA vê inflação muito alta em seu país e considera aumento da taxa de juros; bolsa caía 1,01% no começo da tarde

O aguardado discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, o Banco Central estadunidense, da manhã desta sexta-feira (25), desanimou a bolsa brasileira e deve ajudar a interromper o ciclo altista desta semana, quando a B3 inverteu 13 dias seguidas de quedas. Às 14h30, o índice Ibovespa caía 1,01% para 115.850 pontos. É verdade que no começo da tarde a B3 recuperava algumas perdas da manhã.

Powell falou anátemas para os investidores dos mercados emergentes: inflação “ainda muito alta” nos Estados Unidos e possibilidade de subida de juros, “caso necessário”.

Isso significa, na parte que nos toca, que os juros brasileiros, ainda que na estratosfera, passam a não ser assim tão atraentes para o capital estrangeiro.

Powell está em Jackson Hole, no meio-nada do Wyoming, para um simpósio anual que é aguardado com ansiedade pelos economistas estadunidenses.

O presidente do FED tem como meta reduzir a inflação do país para 2% ao ano e disse que a instituição que comanda está preparada para subir ainda mais as taxas de juros. Em 16 meses, a autoridade monetária dos Estados Unidos elevou a taxa anual de algo perto de 0% para a faixa de 5,25% a 5,5% em julho passado.