Ministeriáveis têm comportamentos distintos nas redes sociais

André Fufuca, Silvio Costa Filho e Márcio França || Créditos: Elaine Menke/Zeca Ribeiro / Câmara dos Deputados/Ricardo Botelho/MInfra

Enquanto Sílvio Costa Filho (Rep-PE) celebra Lula em momentos estratégicos, André Fufuca (PP-MA) passa batido no ex-Twitter, preferindo menções esporádicas no Instagram

Se os ministeriáveis do Centrão dependessem de demonstrações de apoio explícito ao governo nas redes sociais para ingressarem na Esplanada, o deputado federal Sílvio Costa Filho (Republicanos-PE) já estaria de velho em algum ministério.

Apesar de não ser prolífico no ex-Twitter, Costa Filho publica textos em momentos nevrálgicos, após uma vitória parlamentar para o governo federal ou após outros triunfos simbólicos de Lula 3.

Nessas publicações, aproxima-se do francamente laudatório. Ao fim da jornada congressual da quarta (23), já quase na madrugada desta quinta-feira, ele foi ao X para dizer que a aprovação do reajuste do salário mínimo, que passou para R$ 1320, e da faixa de isenção do imposto de renda, promessa de campanha de Lula, são “vitórias de todos os trabalhadores e trabalhadoras”.

E celebrou o presidente:

“Parabéns presidente @lulaoficial e toda sua equipe econômica pela grande iniciativa. Vamos em frente.”

Não é excessivo lembrar que o Republicanos é a faceta legislativa da Igreja Universal Reino de Deus, que viu Lula como nêmesis durante a campanha de 2022 e segue a criticar sem mais aquela o presidente na Folha Universal, o “Pravda” da igreja.

O outro deputado federal já tido com os dois pés no governo é André Fufuca (PP-MA), mas o correligionário de Arthur Lira não se notabiliza por seu trabalho no ex-Twitter. No Instagram tem presença maior, mas ainda assim bastante tímida. Digna de nota é uma postagem sobre o PAC 3 em 12 de agosto, mas só para dizer que R$ 93,9 bi vão “em obras para o Maranhão”.

Talvez quando chegar ao Esplanada, se chegar, aprimore a dinâmica, já que Marcio França (PSB-SP), titular de Portos e Aeroportos, ministro mais cotado para ser substituído por Fufuca, capricha nas redes, publicando diariamente e fazendo uso de símbolos e emojis, a parafernália toda.