Private equity com US$ 37 bi sob gestão, a Roark Capital, baseada em Atlanta, na Geórgia (EUA), colocou mais uma marca de fast-food muito conhecida mundialmente sob seu controle. A Subway, dos famosos sanduíches cobrados por polegadas (ou, nos países que adotam o modelo decimal, centímetros), passa a figurar no portfólio da gestora.
A informação veio da própria Subway, mas não foi confirmada pela Roark Capital. Não há, tampouco, atualizações no site da gestora. O The Wall Street Journal estimou o valor do negócio em US$ 9,6 bi.
Já estão sob controle da Roark a Dunkin’ Donuts, adquirida em 2020 junto com outras marcas menores por cerca de US$ 8,8 bi; a Auntie Anne’s, de pretzels, que está em 1900 localidades de 25 países e territórios diferentes; a Arby’s, que se proclama a maior rede de cadeias de sanduíches por drive-thru dos Estados Unidos; a Cinnabon, rede de padarias que tem um cinnamom roll mundialmente licenciado; e a Buffalo Wild Wings, rede de sports-bar estadunidense, entre outras marcas.
A Subway tem cerca de 40 mil pontos de venda franqueados em cerca de 100 países, mas mais da metade desses pdvs fica nos Estados Unidos. No Brasil, segundo o site da marca, são mais de 1600 restaurantes.