Por taxação de offshores, Gleisi solta a cavalaria contra “cúpula do Congresso”

Gleisi Hoffmann || Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil

Chefes da Câmara Federal e do Senado pedem projeto de lei próprio para cobrança de super-ricos, mas presidente do PT parece pensar diferente

Enquanto um acaricia, a outra dá acima da medalhinha.

Se Fernando Haddad faz de tudo para se entender com os parlamentares – ainda que, quando o ministro da Fazenda fala demais à imprensa amiga, tenha de ouvir como réplica os amuos roteirizados do presidente da Câmara, Arthur Lira –, a presidente do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann (PR), solta a cavalaria.

Às 14h em ponto ela foi ao ex-Twitter espanar contra a “cúpula do Congresso”, que seria contra tributar os fundos offshore.

“Que história é essa da cúpula do congresso ser contra tributar os fundos offshore (…) Por que?”, começou.

“Isso não é aumento de carga tributária. É cobrar imposto de quem não paga nada. Quem investe no Brasil paga. Trabalhador paga imposto. E os super ricos ficam na boa? Tem bilhões, trilhões de reais de brasileiros no mundo sem pagar imposto! Isso é injustificável. É preciso vir a tributação offshore já”, mandou, quase sem respiro – uma não pontuação à Saramago iria bem aqui, a propósito.

Na sexta (18), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a quem Lula e Haddad só destinam palavras doces, havia dito que a taxação das offshores deveria ensejar um projeto de lei próprio para tramitar no Congresso, pedindo com que o mecanismo seja desvinculado da MP que trata do salário mínimo, que deve ser discutida ainda esta semana pelos parlamentares sob pena de expirar e perder sua validade.