Extremista ganha primárias na Argentina e se diz pronto para governar

Javier Milei || Crédito: Reprodução/Twitter

Javier Milei, que surpreendeu analistas políticos e liderou primárias eleitorais, fala em “governar hoje, se necessário”; Massa, da situação peronista, em disputar “até último minuto”

Líder por pequena margem das eleições primárias realizadas neste domingo (13) na Argentina, Javier Milei, candidato extremista da chapa Libertad Avanza (Liberdade Avança, em português), disse nesta segunda (14) que está pronto para governar, como que desdenhando da necessidade da realização das eleições gerais, em outubro.

“Estamos preparados para distintos tipos de cenários, em princípio para nós isso não representa um problema. Estamos preparados para governar hoje, se for necessário”, disse, em entrevista a uma emissora de rádio.

Milei liderou em 16 das 24 províncias eleitorais e superou os 30% da preferência do eleitorado, ficando à frente da chapa Juntos por el Cambio, que viu Patricia Bullrich, ex-secretária de segurança de Maurizio Macri, vencer o prefeito de Buenos Aires,  Horacio Larreta; e ficou à frente ainda do ministro da Economia e candidato governista, Sergio Massa.

A vitória nas primárias de Milei não era uma perspectiva projetada pelas pesquisas que, pelo contrário, viam o extremista perdendo força. Já Massa, que não precisa deixar seu cargo de ministro para disputar as eleições, usou uma metáfora futebolística para dizer que segue no jogo.

“Nos resta o segundo tempo, a prorrogação e os pênaltis e vamos disputar até o último minuto porque estamos seguros de que o trabalho, a produção e a defesa de nossos direitos têm de ser valores a ser mantidos”, disse o peronista.