Empresas veem reforço em compliance, mas sistemas são “imaturos”

Crédito: Rovena Rosa/Agência Brasil

Pesquisa Quaest com CCOs e auditores de grandes companhias mostra que houve investimentos nos últimos cinco anos, mas comportamentos só "às vezes são balizados"

Pesquisa feita com cem CCOs (Chief Compliance Officer), auditores e outros executivos de 250 das maiores empresas brasileiras mostrou que medidas de compliance vêm sendo adotadas nas grandes empresas, mas nas médias e pequenas o sarrafo ainda está baixo.

O levantamento foi feito pelo Instituto Quaest, famoso por fazer a análise digital dos players políticos brasileiros e agora por também medir o humor da Faria Lima em relação a Lula 3. No caso do compliance, 57% do universo de pesquisa acham que a Lei Anticorrupção, brandida com tanto vigor por seções do Ministério Público na década passada, tiveram “pouco impacto” para fortalecer o compliance nas pequenas e médias empresas.

Há açõess em curso. Nos últimos cinco anos, 82%  dos executivos consideraram que as empresas investiram mais em compliance. O problema é que a esmagadora maioria dos respondentes, 86% deles, considera os sistemas de compliance imaturos. Eles só “às vezes” balizam comportamentos”.

Sobre a Operação Lava Jato, 64% dos  pesquisados consideram seus resultados positivos; para 11%, os efeitos são negativos.