Não se sabe quais ministérios os deputados Silvio Costa Filho (Rep-PE) e André Fufuca (PP-MA), jovens estrelas do Centrão, irão chefiar. Sabe-se, de toda forma, que vão. Após semanas de especulações, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, anunciou finalmente nesta sexta (4) que os parlamentares farão parte do Esplanada.
Com a chegada dos deputados, Lula 3 espera contar com uma base de apoio menos instável no Congresso Nacional, já que PP e Republicanos juntos trazem 90 votos para o governo na Câmara. Claro que as siglas podem não dar esses 90 votos em todas as votações da Casa, mas a perspectiva futura mostra mais controle e segurança para o governo nas pautas de interesse, sem a necessidade de cabalar apoio a cada projeto de lei, a cada medida provisória ou PEC.
Costa Filho tem usado sua conta no ex-Twitter para dar inequívoco apoio ao governo. Nem os posts no ministro Fernando Haddad seriam tão elogiosos. Escreveu o parlamentar na quarta (2), já pressionando pela queda da Selic na reunião do Copom:
“Com as reformas, controle da inflação, melhora da nota de crédito e elevação do PIB, o governo do presidente Lula junto com o Congresso vêm construindo condições favoráveis para ampliar ainda mais a queda da taxa.”
Com as reformas, controle da inflação, melhora da nota de crédito e elevação do PIB, o governo do presidente @LulaOficial junto com o Congresso vêm construindo condições favoráveis para ampliar ainda mais a queda da taxa.
— Silvio Costa Filho (@Silvio_CFilho) August 2, 2023