Seis vezes melhor do mundo. Maior artilheira da Seleção e da história da competição, com 17 gols. Aquela que transformou o futebol no Brasil. Transformou o futebol feminino no mundo. A Rainha despede-se da Copa do Mundo por uma última vez. A craque Marta, aos 37 anos, fez nesta quarta-feira o seu último jogo na história da Copa do Mundo Feminina. Infelizmente, a seleção brasileira foi eliminada ainda na fase de grupos após um empate sem gols contra a Jamaica, em Melbourne, na Austrália.
Marta concedeu uma entrevista após o jogo. Ela expressou sua gratidão pela oportunidade que teve e se mostrou contente com o progresso do futebol feminino no Brasil e no mundo.
“Não era nem nos meus piores pesadelos a Copa que eu sonhava. Mas é só o começo.” desabafou Marta, com lágrimas nos olhos, após a eliminação do Brasil, exortando os torcedores a continuarem apoiando o futebol feminino e completou, “Marta acaba por aqui, estou grata pela oportunidade que tive, e muito contente com tudo isso que vem acontecendo com o futebol feminino do nosso Brasil e do Mundo. Para mim é o fim da linha agora, para elas só o começo.”
A seleção brasileira teve um desempenho aquém do esperado no torneio, resultando na precoce despedida no torneio. Além disso, o esporte no Brasil tem enfrentado desafios em relação a investimentos e estrutura, o que, em parte, pode ter contribuído para o mau desempenho do esperado na Copa do Mundo.
No entanto, especialistas apontam que a eliminação precoce não pode ser atribuída somente a questões estruturais, mas também a problemas específicos enfrentados pelo time durante o torneio. O desempenho da técnica Pia Sundhage tanto nas convocações quanto nas suas escolhas táticas contra a Jamaica foi alvo de críticas nas redes sociais.
tem uma jogadora lendária nas mãos, um time muito capaz e consegue errar TUDO, essa foi a despedida da melhor jogadora de todos os tempos, parabens pia
— gusto (@gustdasi) August 2, 2023
Para quem vamos torcer agora?