Centro-Oeste se destaca na taxa de ocupação, com quase três vezes a média nacional

Crédito: Pxfuel

Geração de empregos formais e informais cresce na região desde fim de 2019 com pujança do agronegócio; região Norte vem à seguir

O Centro-Oeste é a região do Brasil que mais gera emprego em temos proporcionais. Ponto para o agronegócio. Segundo dados da PNAD contínua, cotejando o período que vai de dezembro de 2019 a março de 2023, a região teve 6,8% de aumento em sua taxa de ocupação. A média nacional para o mesmo período é de 2,4%.

Depois do Centro-Oeste, o destaque é a região Norte, que teve aumento de 5,1% no mesmo período. Claro está que em números absolutos, por conta da menor densidade populacional, as regiões ficam atrás das demais do Brasil.

A PNAD contínua mede a geração de postos de empregos formais e informais. O novo boom das commodities, com a balança melhorando para o lado brasileiro também por conta da invasão da Ucrânia, ajuda a explicar os bons resultados do Centro-Oeste.

Muito mecanizado e com players capitalizados, o campo na região, contudo, gera menos empregos que o setor de serviços, uma constante, aliás em todo o país.